domingo, 10 de maio de 2009

Proposta de programa (Agita São Paulo)

Um programa que pode ter o mesmo efeito que o Agita São Paulo dentro da nossa unidade de ensino pode ser um programa que faça com que os alunos, de modo geral, se interessem pela atividade física, e que compareçam aos movimentos propostos mais adiante no texto.
O programa deve consistir em dois encontros durante a semana, os quais terão variadas atividades, as quais satisfarão as vontades dos alunos e professores. Quanto mais tipos de atividades, mais alunos o programa chegará a atingir e influenciar.
Em um consenso, deve-se decidir o melhor horário para os alunos que deverão participar do projeto, e, assim, iniciarão as atividades.

Modo de ingresso para os alunos no programa: é preciso realizar um exame médico, autorizando a prática do exercício, com o eletrocardiograma de esforço e o exame oftalmológico: no caso de complicações crônicas é essencial para o início da prática da atividade física. Ainda é necessária a inclusão da avaliação física, onde serão avaliadas as condições físicas atuais para uma prescrição do exercício adequada e individual.
Essas medidas são necessárias devido a complicações físicas que podem assolar a atividade física, como problemas respiratórios, cardiovasculares e doenças crônicas.
As atividades que serão praticadas, como alongamentos, jogos de futebol, basquete, vôlei, handbol, natação, pilates, etc. deverão ser divididas entre os vários movimentos propostos pelos professores da educação física aos seus respectivos alunos, integrando-os e levando-os a fazer atividades juntos. Projetos também podem ser apresentados sobre os esportes, fazendo com que mais e mais alunos se interessem pela atividade física.
Com programas e medidas como essas será possível diminuir a taxa de sedentarismo grandemente presente hoje em dia no Brasil e no mundo.