terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Atividade 7 - Pirâmide das Atividades Físicas

Para muitas pessoas, exercícios são relacionados a cansaço e dores. Entretanto, um estudo realizado por pesquisadores americanos mudam esta realidade com uma boa notícia para essas mesmas pessoas: os exercícios podem ser incorporados no cotidiano facilmente. Esse estudo foi traduzido no seguinte gráfico, o qual será explorado à frente:



1º andar) Atividades do cotidiano. Nesta primeira etapa, estão inclusas todas aquelas atividades as quais executamos de modo natural no dia-a-dia. Como exemplo podemos citar o ciclismo e tarefas domésticas. Também podemos incluir nesse grupo as caminhadas, que, mesmo queimando poucas calorias, ajudam no controle do peso. Uma mudança em hábitos diários pode facilitar o controle e redução de peso.

2º andar) Exercícios aeróbicos. Aí entram as atividades como tênis, corrida, natação, basquete e esportes em geral já que estes irão ser responsáveis pelo desenvolvimento muscular e aliados a saúde cardíaca. Devem ser realizadas com uma frequência determinada de horas ao longo da semana.

3º andar) Flexibilidade e força. O terceiro degrau é o dos exercícios que necessitam de força para serem realizados, como abdominais, musculação e até mesmo ioga, sendo aconselhável realizá-las 2 vezes por semana.

4º andar)Inatividade. Quanto menos parado voê ficar, melhor. Este degrau deve ser evitado ao longo do dia.