terça-feira, 30 de junho de 2009

Necessidade calórica (Kcal) diária de um indivíduo adulto jovem com 70 kg.

Qual a necessidade calórica de um jovem adulto de 70 Kg?
Esta necessidade pode ser obtida através de alguns cálculos:

Gasto energético básico (para as necessidades vitais):

Duas maneiras para calcular a necessidade calórica básica de um individuo de 70 kg->
1) Nosso corpo queima aproximadamente 33 calorias diariamente para cada quilo para realizar as necessidades vitais->

(33 Kcal x 70 Kg) = 2.310 Kcal

2) Para cada kg é necessária 1,3 kcal para cada hora->

(1,3 Kcal x 24 horas x Peso)

Então o a necessidade do jovem adulto seria de->

(1,3 x 24 x 70) = 2.184 Kcal

Já para alguém que treina de duas a três vezes por semana->

Cada hora de treino são queimadas aproximadamente 8,5 kcal para cada kg, então->

(8,5 Kcal x horas x Peso)

(8,5 x 0,5 x 70) = 297,50 Kcal

Este número quer dizer que além das calorias normais (necessidades vitais), o adulto necessita mais 297,50 Kcal.

Resumindo:
Um adulto jovem com 70kg, se for sedentário, necessitará de 2.184 até 2.310 Kcal.
Já um adulto jovem que pratique atividades fisicas durante a semana (duas a três vezes por semana) necessitará de 2.481,5 até 2.607,5 Kcal.

Alimentos e Energia

Alimentos e Energia.

O gasto energético do dia a dia pode ser fracionado em três partes principais: taxa metabólica de repouso (TMR), efeito térmico dos alimentos (ETA) e atividade física (AF).

A taxa metabólica de repouso é igual a quantidade de energia requisitada para continuas com a funcionalidade dos sistemas do organismo e órgãos, e manter constante a temperatura corporal. Geralmente, 60 a 75% das calorias queimadas diariamente provêm desta função. A TMR está relacionada ao tamanho do indivíduo, portanto, a massa magra tem grande importância nesse componente do gasto diário. Este conceito pode justificar as tentativas em explicar a redução da gordura corporal por meio do aumento da massa magra.

Na realidade essa relação entre a TMR e a massa magra tem levado a uma série de interpretações equivocadas. Vale lembrar que a musculatura esquelética em repouso utiliza somente cerca de 25% do débito cardíaco, mesmo representando cerca de 40% do peso de um indivíduo. Para ganhos significantes na massa magra é preciso sistematizar o treinamento, o descanso e a deita alimentar, tal efeito não ocorre de um dia para outro. Estimamos que alterações possam se tornar visíveis a partir de aproximadamente três meses de programa.
Segundo Poehlman e Melby (1998) o efeito térmico dos alimentos (ETA) em indivíduos que consumem uma dieta balanceada, é cerca de 10% de sua necessidade calórica diária é gasta no processamento dos alimentos digeridos (ex. digestão e absorção). Algumas vezes a composição da dieta é alterada para privilegiar nutrientes que necessitem maior gasto calórico em seu processamento orgânico, como ocorre com a elevação da proporção na ingestão de proteínas em relação ao total calórico consumido.
A atividade física compreende todo o gasto calórico acima da TMR relacionado à movimentação voluntária dos músculos. Este é o componente do gasto calórico diário que mais varia entre os indivíduos. Pessoas sedentárias, por exemplo, gastam somente cerca de 20-30% de suas calorias diárias em atividades voluntárias, pessoas extremamente ativas por outro lado, chegam a gastar 50% de sua energia diária em atividades motoras voluntárias.