quinta-feira, 30 de abril de 2009

Atividade Física na Promoção da Saúde

"Com a vida corrida que levamos, acabamos nos esquecendo de que a prática de atividade física regularmente traz inúmeros benefícios para a nossa saúde, tais como: prevenção ou tratamento da obesidade, diminuição do LDL (colesterol ruim), prevenção e tratamento de várias doenças degenerativas, entre outros. Mas, para que obtenhamos esses benefícios, a sua prática deve ser regular, pois somente virando rotina é que alcançaremos os resultados desejados.
A obesidade é uma epidemia mundial, sendo considerada um problema de saúde pública e entre os tratamentos a ela relacionados estão a Atividade Física e a Reeducação alimentar. A crescente onda de Fast Food compromete o padrão tradicional alimentar, pois substitui refeições saudáveis por lanchinhos rápidos. Nas duas últimas décadas houve o predomínio no consumo de alimentos industrializados, no lugar de frutas e verduras, ou seja alimentos in natura. A sugestão é a reeducação alimentar e o estímulo à prática de atividade física."
http://atividadefisicaesaude.spaceblog.com.br/182785/A-importancia-da-Atividade-Fisica-na-promocao-da-Saude/

Saúde e atividade física são dois fatos que sempre andam juntos. Sem um, não se obtem o outro. A prática de exercícios físicos pode levar à muitas mudanças na vida de uma pessoa que tenha doenças, ou seja vítima da obesidade.

Um grande inimigo do exercício físico são as formas de entertenimento que chegam aos lares brasileiros, os quais deseconrajam a prática de atividades fora de casa. Muitas pessoas ao serem perguntadas pelo porquê de não praticarem exercícios afirmam que preferem ficar em casa, assistindo televisão ou navegando na internet.
Uma aliada da boa forma e saúde é a alimentação correta rica em alimentos saudáveis, como verduras, proteínas e vitaminas.
O tempo de prática de exercícios deve se iniciar com alongamentos que atinjam os principais grupos musculares. Isto irá fará com que a extensibilidade e a as articulações sejam melhoradas, e, em seguida, um aquecimento de cerca de 5 minutos com uma atividade aeróbica de pouca intensidade, aumentando progressivamente. Esta atividade pode ser uma lenta caminhada: para quem faz uma caminhada rápida como principal exercício, uma rápida caminhada para quem corre lentamente ou um trote para quem corre rapidamente ou quem se exercita mais intensamente. O começo de uma atividade com o aquecimento faz com que ocorram progressivamente as adaptações cardiovasculares que são necessárias para a atividade.



Bibliografia: http://cyberdiet.terra.com.br/cyberdiet/colunas/010908_fit_atividade_fisica.htm

DOENÇAS CRÔNICAS DEGENERATIVAS E SAÚDE

Doenças cardiovasculares, enfarte agudo do miocárdio, complicações decorrentes do diabete, hipertensão, câncer e escleorose mútipla são as doenças crônicas degenerativas que mais matam e estão presentes no cotidiano dos brasileiros. A falta de exercícios, os maus costumes de alimentação e a idade são os grandes causadores das doenças crônicas degenerativas. A introdução da tevê, internet e outros modos de entertenimento estão cada vez mais transformando os brasileiros em sedentários, o que acarreta em variados tipos de problemas com saúde.
O aumento das doenças crônicas ocorre devido aos processos de urbanismo, industrialização, globalização alimentar e desenvolvimento econômico, que acarretam: Mudança nos hábitos alimentares; Aumento do sedentarismo e o aumento do tabagismo.
As doenças cardiovasculares causam cerca de 50% dos óbitos ocorridos por doenças crônicas.
www.youtube.com/v/XDtaV6sdmDY&hl=en&fs=1
Ao praticar esportes e mudar os hábitos alimentares é possível reverter quadros clínicos de péssima saúde. Portanto, uma dica valiosa é a de começar a se exercitar e consumir frutas, beber bastante água e se alimentar corretamente.
Já foi comprovado que as mudanças de comportamento que são mantidas por um bom tempo ajudam em muito na diminuição nas doenças crônicas na população. Mais de 80% dos ocorridos de morte de problemas cardíacos coronários, 90% dos ocorridos de diabetes e 1/3 das ocorrências de cancro podem e devem ser revertidos alterando o modo de alimentação, aumentando a quantidade de exercícios praticados e abandonando a utilização de cigarros.





Bibliografia: http://www.min-saude.pt/portal/conteudos/enciclopedia+da+saude/doencas/doencas+cronicas/doencascronicas.htm

PRINCÍPIO DA SOBRECARGA



Este princípio dita que a aplicação de maior carga em um treinamento fará com que o organismo fique mais forte e obtenha maior funcionalidade. É importante notar que ao aumentar a carga de exercícios, é necessária a diminuição da quantidade de repetições. Este princípio é utilizado em grande escala por atletas que desejam expandir, em pouco tempo, o poderio corporal. Este tipo de treinamento deve ser acompanhado por um profissional da área de Educação Física, pois pode levar a resultados inesperados se aplicado de maneira equivocada.
Para a saúde, este princípio pode ser tanto beneficiário quanto maligno, dependendo de sua intensidade e modo de aplicação, tanto quanto a consciência do atleta que o utiliza. O acompanhamento feito por um profissional de Educação Física pode levar ao sucesso este tipo de treinamento, enquanto, ao fazê-lo só, o atleta pode levar o seu treinamento ao fracasso e a resultados que podem prejudicar o funcionalismo corporal.
Este princípio é muito utilizado em academias por atletas e praticantes de atividades físicas que desejam ganhar massa corporal e aumentar os seus músculos.A aplicação de uma nova carga dependerá:
1. da intensidade da carga anterior ;
2. do período de recuperação (anabolismo) ;
3. do período de restauração ampliada (super-compensação) Fisiculturistas que buscam o aumento dos músculos, sem defini-los precisamente, aderem a este tipo de treinamento, o qual pode levá-los ao sucesso.




Bibliografia:http://www.fisioculturismo.hpg.com.br/06.htm