quinta-feira, 30 de abril de 2009

PRINCÍPIO DA SOBRECARGA



Este princípio dita que a aplicação de maior carga em um treinamento fará com que o organismo fique mais forte e obtenha maior funcionalidade. É importante notar que ao aumentar a carga de exercícios, é necessária a diminuição da quantidade de repetições. Este princípio é utilizado em grande escala por atletas que desejam expandir, em pouco tempo, o poderio corporal. Este tipo de treinamento deve ser acompanhado por um profissional da área de Educação Física, pois pode levar a resultados inesperados se aplicado de maneira equivocada.
Para a saúde, este princípio pode ser tanto beneficiário quanto maligno, dependendo de sua intensidade e modo de aplicação, tanto quanto a consciência do atleta que o utiliza. O acompanhamento feito por um profissional de Educação Física pode levar ao sucesso este tipo de treinamento, enquanto, ao fazê-lo só, o atleta pode levar o seu treinamento ao fracasso e a resultados que podem prejudicar o funcionalismo corporal.
Este princípio é muito utilizado em academias por atletas e praticantes de atividades físicas que desejam ganhar massa corporal e aumentar os seus músculos.A aplicação de uma nova carga dependerá:
1. da intensidade da carga anterior ;
2. do período de recuperação (anabolismo) ;
3. do período de restauração ampliada (super-compensação) Fisiculturistas que buscam o aumento dos músculos, sem defini-los precisamente, aderem a este tipo de treinamento, o qual pode levá-los ao sucesso.




Bibliografia:http://www.fisioculturismo.hpg.com.br/06.htm

Nenhum comentário: