quinta-feira, 30 de abril de 2009

DOENÇAS CRÔNICAS DEGENERATIVAS E SAÚDE

Doenças cardiovasculares, enfarte agudo do miocárdio, complicações decorrentes do diabete, hipertensão, câncer e escleorose mútipla são as doenças crônicas degenerativas que mais matam e estão presentes no cotidiano dos brasileiros. A falta de exercícios, os maus costumes de alimentação e a idade são os grandes causadores das doenças crônicas degenerativas. A introdução da tevê, internet e outros modos de entertenimento estão cada vez mais transformando os brasileiros em sedentários, o que acarreta em variados tipos de problemas com saúde.
O aumento das doenças crônicas ocorre devido aos processos de urbanismo, industrialização, globalização alimentar e desenvolvimento econômico, que acarretam: Mudança nos hábitos alimentares; Aumento do sedentarismo e o aumento do tabagismo.
As doenças cardiovasculares causam cerca de 50% dos óbitos ocorridos por doenças crônicas.
www.youtube.com/v/XDtaV6sdmDY&hl=en&fs=1
Ao praticar esportes e mudar os hábitos alimentares é possível reverter quadros clínicos de péssima saúde. Portanto, uma dica valiosa é a de começar a se exercitar e consumir frutas, beber bastante água e se alimentar corretamente.
Já foi comprovado que as mudanças de comportamento que são mantidas por um bom tempo ajudam em muito na diminuição nas doenças crônicas na população. Mais de 80% dos ocorridos de morte de problemas cardíacos coronários, 90% dos ocorridos de diabetes e 1/3 das ocorrências de cancro podem e devem ser revertidos alterando o modo de alimentação, aumentando a quantidade de exercícios praticados e abandonando a utilização de cigarros.





Bibliografia: http://www.min-saude.pt/portal/conteudos/enciclopedia+da+saude/doencas/doencas+cronicas/doencascronicas.htm